terça-feira, 10 de março de 2009

DE ONDE VEM A INSPIRAÇÃO DESSE GRUPO?

A grande fonte de inspiração do grupo Batucajé é a diversidade cultural do Vale do Ribeira e sua natureza exorbitante.
Existe um grande legado cultural nas comunidades tradicionais, e temos um grande palco que é diversificação de paisagens desde montanhas, rios, um litoral paradisíaco, cavernas etc.
Sempre disposto a fazer um trabalho de campo e estreitar o diálogo com as comunidades assim vem a inspiração para
canções e poemas.














Lara e o Artista Plástico Osvaldo Matsuda em Adrianópolis .
Expedição realizada pelo Vale do Ribeira Paraná e
São Paulo.















Lara e o poeta Julio Cesar compondo num Bar
em Iporanga.
Expedição pelo Vale do Ribeira Paraná e São Paulo.















Lara e Julio Cesar na confluência do Rio Pardo e
Turvo na Barra do Turvo.
Expedição pelo Vale do Ribeira Paraná e São Paulo














Lara e Matsuda em Sete Barras
expedição Vale do Ribeira Paraná e São Paulo














Lara, o violonista Pedro Joilson, Elcio, e Zé Rodrigues
no quilombo de Ivaporunduva.
Viagem do Grupo Batucajé para Apiaí.














Lara, Pedro Joilson, Julio Cesar e mestre Arabelo
em Iporança.














Lara e mestre Valter em encontro de violeiros na
Vila Nova Iguape.














Poeta Julio Cesar declama em encontro de violeiros
na Vila Nova Iguape.













Lara canta com viola confeccionada especialmente para o
Grupo Batucajé .
Encontro de violeiros da Vila Nova- Iguape.















Batucajé navegando pelo Rio Comprido rumando
para a Festa de São miguel Arcanjo no coração
da Juréia.















Lara, Feliciano, Jonas comandante do barco
navegando pelo rio Comprido.















Lara, Pradel, e o poeta Julio Cesar.
Festa de São Miguel Arcanjo- Juréia














Pedro Joilson, Pedro batera, e Julio Cesar
Festa da Ostra - Mandira 2007

Um comentário:

  1. Meu querido professor, percebo que esse grande homem (literalmente!)continua com sua bela arte de "poetar" a vida e as belezas desse (saudoso para mim)Vale do Ribeira, lugar onde sofri os horrores da miséria provocada pela falta de estrutura moral, financeira e pela ausencia de perspectivas de minha família...mas se houve alguem que conseguiu tornar fulgáz minha tristeza pelo menos por algumas horas diárias, esse alguem se chama JULIO CÉSAR o poeta. Por meio dessa fria tela, fica dificil dimensionar minha alegria por vê-lo nessas fotos, ativo como sempre. Mas saiba que voce nessa incessante batalha contra a ignorância tem sido muito vitorioso, mais do que imagina, pois marcaste minha vida para sempre nos breves momentos que tivemos na sala de aula, nunca vou esquecer das bem marcadas estrofes de Gilberto Gil carregadas de emoção (como tem que ser)ao interpretares Domingo no Parque, e eu percebi sua frustração ao descobrir que nenhum aluno alcançara a NOBREZA da poesia ofertada por tão rica letra (talvez pela idade que tinhamos), fiquei igualmente feliz quando recebi de suas mãos um exemplar de uma obra prima intitulada Cacos de Mim, me tornei em cacos quando uma ex-namorada minha passou a ser tambem ex-amiga ao me roubar o livro que eu tanto amava(em 1996, Caratinga-MG).
    Por final, quero dizer que hoje foi um dia de alegria para mim, ao encontrar esse blog e poder compartilhar um pouco do que guardo comigo há muito tempo... Por ironia do destino: após rodar nosso Brasil, hoje tenho familia e raízes num lugar não muito longe de Miracatu ou Iguape; Do que aprendi contigo (amar a arte) hoje compartilho com varias crianças do meu município, para as quais dou aula de teatro em um centro cultural aqui de Angra dos Reis onde me tornei radialista, ator e servidor publico, eu ficaria muito grato em saber no futuro que um aluno meu (timido como eu era)se inspirou em mim para tornar-se um artista, assim como me inspirei em ti.
    Sou Gilberto de Souza, 30 anos, casado, pai de dois meninos. Fui teu aluno (Ed. Artistica)na EEPG Profª Maria José M.de Carvalho, em 1994, no meio do mato onde nem sei o nome/Miracatu.
    Julio meu amigo, meu email é voxbetojunior@hotmail.com entre em contato comigo, se desejar. Forte abraço!

    ResponderExcluir