segunda-feira, 27 de abril de 2009

O DIA EM QUE O GRUPO BATUCAJÉ TEVE A HONRA DE DIVIDIR O PALCO COM DÉRCIO MARQUES





O violeiro e cantador Dércio Marques , viaja por todo o Brasil apresentando o seu trabalho e coletando material sobre a cultura popular brasileira. Viajou pela América Latina das décadas de 60 e 70 divulgando músicas brasileiras. Lançou seu primeiro disco em 1977 , pelo selo Marcus Pereira, chamava-se "Terra,Vento e Caminho". Em 1979 lançou pela Copacabana o disco "Canto forte- coro da primavera"com participação de Oswaldinho do Acordeon e Heraldo do Monte, ex Quarteto Novo.
Como produtor Dercio Marques lançou a cantora Diana Pequeno e nada mais do que o violeiro Elomar. Em 1996 foi indicado para o prêmio Sharp de melhor disco infantil com" Monjolear"
gravado em Uberlância com 240 crianças.
Em 2006 as faculdades Integradas Vale do Ribeira, antiga "Scelisul" hoje Unisepe, realizou a primeira Semana de Artes e talentos coordenada pela professora Heleni de Souza responsável pelo curso de letras e alguns alunos.Surgiu por indicação do poeta Julio Costa então aluno do curso e um dos organizadores do evento, a idéia de apresentar ao Vale do Ribeira o grande Dércio Marques. O evento foi um sucesso, reunindo a cultura do Vale do Ribeira, como reiadas, danças tradicionais de Pariquera,fandando de Cananéia e do Quilombo do Morro Seco,
e encontros paradoxais como o maracatu de Cananéia e o Taikô grupo de tambores japoneses de Registro. Como disse o cantador Antonio Lara, foi uma noite inesquecível ,o grupo Batucajé abriu com o poeta Julio César atirando versos tendo ao fundo os solos do violonista Pedro Joílson para logo depois a música "Magia Caiçara" espalhar o gosto do Vale do Ribeira arraigado em nossa alma como bem disse Paloma dos Santos em sua brilhante apresentação.
Logo depois o cantador e eterno menino Dercio Marques soltou sua voz e fez todos cantarem.
A noite terminou com Dércio cantando a Tonta:" Companheiro me ajude que eu não posso cantar só", Dércio, ainda bem que você cantador não canta só, canta com várias vozes para abafar a mediocridade que assola essa terra... nós do Grupo Batucajé e o povo um pouco informado, o filé como diz o próprio Dercio, canta junto fazendo um coro forte.
(Comentário de Antonio Lara)
Grupo Batucajé e o Cantador e violeiro Dercio Marques